top of page

Nada melhor do que falar de Rock no dia do Rock’n’Roll


O Dia do Rock é celebrado nesta quarta-feira, 13 de julho, exclusivamente no Brasil. A data marca a apresentação do evento Liv Aid, em 1985,no Wembley Stadium, em Londres, e no John F. Kennedy Stadium, nos Estados Unidos, para chamar atenção para a fome na Etiópia. Nomes como Queen, Phil Collins, U2, Paul McCartney, Madonna, Bob Dylan, Elton John se apresentaram nos eventos ao redor do planeta.


Curiosidades:


Não há um consenso sobre qual é a primeira banda de rock, muitos apontam como sendo “Bill Haley & His Comets”, de 1951.

A banda mesclava vários estilos musicais como elementos do gospel, do blues, do rhythm and blues, do jazz ao country e ao folk.


Na história do Rock, existem muitos momentos marcantes como o gesto de Pete Townshend. Pete quebrou sua guitarra em 1964 no palco eternizando o gesto e assim criando uma das marcas mais icônicas do rock ‘n’ roll.


A mão fechada com o indicador e o dedo mínimo esticados é o maior símbolo relacionado a esse gênero musical, e em todo o mundo não há quem não o reconheça como marca registrada do Rock'n'Roll.

Embora muitas vezes mal compreendido, tido como símbolo satanistas o “devil’s horns”

(“sinal dos chifres”) tem raízes na cultura oriental,e serve para afastar maus espíritos e energias.

Embora ainda exista muita controvérsia sobre quem é o seu criador, quem popularizou o gesto foi Ronnie James Dio, em suas apresentações com o Black Sabbath, a partir de 1979, quando substituiu Ozzy Osbourne nos vocais da banda.


A banda mais longeva e ainda em atividade no Rock são os Rolling Stones que estão em atividade desde 1962 com o vocalista Mick Jagger, o baterista Charlie Watts, os guitarristas Ronnie Wood e Keith Richards. “Quase 60 anos de estrada e convivência”,


O título de banda mais longeva e em atividade iria para Renato e Seus Blue Caps se não fosse a morte de seu vocalista, guitarrista e fundador Renato Cosme Vieira de Barros (Renato Barros) em 2020, o que culminou no fim da banda. A banda era conhecida entre todas as bandas por ser a mais antiga do mundo ainda em atividade.


Mulheres no Rock:


Janis Joplin Conhecida como a “Rainha do Rock ‘N’ Roll”, Janis é a primeira referência que temos quando falamos do rock dos anos 60. A cantora foi pioneira na sua época e viveu intensamente, além de deixar músicas incríveis para nós como Piece Of My Heart, Cry Baby e Summertime.


A paulistana Rita Lee Jones de Carvalho é uma artista completa e conhecida como a “Rainha do Rock Brasileiro”. Ex-integrante dos grupos “Mutantes” e “Tutti-Frutti” , Rita teve uma importante contribuição na revolução da música e sociedade, por conta das suas músicas repletas de ironia e reivindicação da independência feminina.


Patti Smith Com o seu primeiro álbum, o Horses (1975), ela levou um lado feminista e intelectual à música punk, tornando-se uma das mulheres mais influentes do rock. Além de uma excelente cantora, Patti é uma poetisa, fotógrafa e escritora, tendo livros aclamados pelo mundo.


Debbie Harry Vocal do Blondie, um dos pioneiros no New Wave, Debbie Harry encanta com seu timbre inconfundível e estilo impecável. Debbie também atuou como atriz em mais de 60 filmes e propagandas de televisão.


Cindy Lauper Dona de um estilo bem único, Cindy Lauper é com certeza uma das maiores referências quando falamos de anos 80. O seu maior hit “Girls Just Want To Have Fun” teve 3 discos de ouro e 2 de platina, e se encontra na 120ª posição na lista das “500 Músicas que Moldaram o Rock and Roll”, do Rock And Roll Hall of Fame. E o videoclipe é considerado pela MTV, o “39ª Melhor Videoclipe de Todos os Tempos”.


Annie Lennox (Eurythmics) Annie é conhecida por ser vocalista do duo Eurythmics, donos de uma das músicas mais conhecidas do mundo: o hit “Sweet Dreams”. Ela também é ativista e defensora das causas sociais, com uma ONG para pessoas vítimas do vírus HIV na África.


Marie Fredriksson (Roxette) Marie foi a vocalista do famoso duo sueco Roxette, que teve um incrível sucesso conseguindo emplacar 12 canções no Billboard Hot 100, incluindo 4 números um. Infelizmente a perdemos em Dezembro de 2019, em decorrência de um câncer no cérebro aos 61 anos. Mas os hits “It Must Have Been Love”, “Listen To Your Heart”, “Spending My Time” e “The Look”estão no topo da lista de escolha no karaokê e, com certeza, nos corações de todos.


Gwen Stefani Vocalista do No Doubt, Gwen destacou-se em 1995, com o sucesso do álbum Tragic Kingdom, que trouxe para nós sucessos como “Just a Girl”, “Spiderwebs” e “Don’t Speak”. Em 2004, lançou seu primeiro álbum solo, Love. Angel. Music. Baby. O álbum tem inspiração na música pop e dance dos anos 80, e o terceiro single, “Hollaback Girl”, teve um enorme sucesso internacional e tornou-se o primeiro single digital dos Estados Unidos a superar mais de 1 milhão de vendas.


Shows históricos:


Metallica.

Se falar de Metallica, já associa a shows inesquecíveis. Em dezembro de 2013, a banda tocou na Antártida em uma apresentação pra lá de especial, onde sucessos como For Whom The Bell Tolls, Welcome Home (Sanitarium), Sad But True e muito mais fizeram a alegria de aproximadamente 100 fãs.


Paul McCartney Em 1990, o ex-Beatle levou mais de 180 mil pessoas ao estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Graças a essa impressionante marca, o show de Paul McCartney aparece no Guinness Book como o maior concerto com público pagante realizado por um único roqueiro. Impressionante, não é?


Queen No ano de 1981, o Queen era uma das bandas mais populares do mundo, aqui no Brasil não era diferente. Quando o grupo do inglês Freddie Mercury subiu ao palco do Morumbi, em São Paulo, mais de 130 mil pessoas vibraram com músicas como “We Will Rock You” e “Love of My Life” entre outros grandes sucessos.


The Wall No dia 21 de julho de 1990, acontecia uns dos maiores espetáculos da história do Rock: The Wall Live Berlin. Com uma grande estrutura e organização, o show contou com mais de 300 mil pessoas e mais de 52 países acompanharam ao vivo. O concerto aconteceu um ano depois da queda do muro de Berlim, na Alemanha e foi organizado pelo músico inglês Roger Waters, ex-Pink Floyd.


AC/DC Um dos shows mais épicos da banda e da história! AC/DC se apresentou num concerto estrondoso em River Plate, na Argentina, no ano de 2009. O show fez um sucesso tão grande que chegou a virar DVD. Cerca de 200 mil pessoas, no total, lotaram o estádio do River Plate, para acompanhar, ao vivo, os quase 40 anos de hits e rock do AC/DC.


Em 1994, o britânico Rod Stewart se apresentou na festa de réveillon da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para um número estimado de 3,5 milhões de pessoas.



Fontes e mais informações:



Comentarios


Search By Tags
bottom of page